Enviar Arquivo
Para confirmar o registro ou o pagamento do boleto, é necessário realizar o download do arquivo de retorno, um arquivo texto normalmente com a extensão RET no layout CNAB400 ou CNAB240. Esse arquivo fica disponível no site do seu banco, entre em contato com o seu gerente em caso de dúvidas.
Após realizar o download você deve entrar na tela "Lançamentos - Boletos Bancários", e clicar em "Retorno", para enviar o arquivo.
Selecione o arquivo que deverá ser na extensão RET ou CRT e clique em "Enviar".
Após enviar o arquivo, será exibida uma tela com os registros para confirmar o registro ou o pagamento. Serão listados todos os registros do arquivo. Clique em "Processar" para confirmar o processamento do arquivo de retorno.
Mensagens e Alertas
É importante verificar as mensagens e alertas exibidas nessa tela e analisar se necessita de alguma ação. Segue as mensagens que são exibidas.
O banco não está cadastrado, A agência não está cadastrada, A conta não está cadastrada, A carteira não está cadastrada ou O boleto não foi encontrado: Nesses casos o retorno não será processado, pois não está no sistema.
O boleto já foi pago: O boleto já está pago no sistema, o retorno não será processado.
O registro foi rejeitado: O boleto não foi registrado, você deve verificar os dados do cliente e do boleto.
Existe diferença nos valores da baixa, Pagamento abaixo do valor ou Pagamento com multa: Nesses casos o pagamento será confirmado com valor diferente. Para pagamento abaixo do valor deverá ser verificado e se necessário gerar uma nova cobrança para o cliente.
O boleto será processado: O boleto é registrado ou pago normalmente.
Informações do Registro
Para visualizar as informações do registro, basta clicar em "Informações".
Serão mostradas todas as informações deste registro, contidas no arquivo.