Adicionar ou Alterar
Para adicionar uma carteira de cobrança, você deve entrar na tela "Administração - Configurações do Sistema" e clicar na caixa "Boletos Bancários" e depois em "Adicionar". Para alterar uma carteira já cadastrada, basta clicar no botão de edição.
Será necessário escolher o banco, a carteira e preencher as informações referente a conta bancária. Nos campos agência e conta você deve informar apenas o número, sem o dígito verificador.
Os campos "Posto", "Byte" e "Cedente" são exibidos e habilitados de acordo com o banco selecionado.
A numeração atual deve ser informada se você já utiliza boleto atualmente. Então, você deve informar qual será o próximo "Nosso Número", caso contrário deverá informar "0".
Os campos de "Juros" e "Multa" são utilizados para calcular os valores a serem cobrados e para exibir a mensagem nas instruções do boleto.
A opção "Layout de Remessa" define o formato que o arquivo será gerado, podendo ser no formato CNAB240 ou CNAB400, dependendo do seu banco e carteira.
Na aba "Informações", devem ser preenchidos todos os dados referente ao emitente do boleto, ou seja, os dados do titular da conta bancária.
Boleto de Ativação
Após realizar o cadastro da carteira, você deve gerar alguns boletos de testes entre R$ 5,00 e R$ 10,00 para um cliente teste. O sistema ficará aguardando o pagamento de um boleto para ativar geração de boletos.
Para gerar ou visualizar o boleto de ativação, basta acessar o menu "Lançamentos - Boletos Bancários".
Após realizar o pagamento, basta aguardar o arquivo de retorno disponibilizado pelo seu banco, para realizar a baixa do boleto e confirmar a ativação. Esta confirmação é realizada em "Lançamentos - Boletos Bancários", clicando no botão "Retorno" para enviar arquivo de retorno.
Por segurança, depois de confirmar a carteira, não será mais possível alterar a agência, conta e emitente.