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Escolhendo o Relatório
Ao entrar na tela de relatórios serão exibidos todos os padrões de relatórios do Contas Online. Para cada padrão exibido é possível criar novos relatórios com o layout que for necessário para lhe atender.
Adicionar ou Alterar
Para adicionar um relatório, você deve entrar na tela "Administração - Relatórios" e clicar em "Adicionar". Para alterar um relatório já cadastrado, basta clicar no botão de edição ou no nome do relatório correspondente.
A criação de um novo relatório é feita em duas etapas, na primeira basta informar o nome e a orientação, se é retrato ou paisagem e clicar em "Salvar". Na segunda, serão configurados os campos a serem exibidos, e a ordenação dos registros.
Configurar Campos Exibidos e Ordenação
Após salvar o relatório o Contas Online exibirá os campos disponíveis para este relatório. Para adicionar um campo basta escolher a largura, a origem do campo e clicar no botão "+" para adicionar. Execute este procedimento para cada campo que deseja visualizar no relatório, caso queira alterar a ordem dos campos ou mesmo excluir algum campo, utilize as setas ou no botão "x" respectivamente.
Na criação de um relatório também é possível escolher a ordenação do mesmo, bastando clicar sobre a "Ordem dos Registros" e escolher os campos desejados para a ordem, podendo adicionar vários campos.
Assim que finalizar a configuração clique em "Salvar" e seu relatório já estará disponível na tela em questão, que em nosso caso utilizamos a tela de clientes e fornecedores para gerar o relatório.
Visualizando o Relatório
A emissão dos relatórios é feita através do botão de relatórios disponível em cada tela, basta clicar sobre o botão e escolher o relatório. Ao clicar será exibida uma opção para visualizar ou salvar o arquivo gerado em PDF.
Todo relatório é armazenado no Contas Online por um período, e podem ser acessados através do próprio menu de relatórios no menu administração.
Ferramentas
Para pesquisar um relatório, basta digitar o nome no campo de pesquisa e clicar em filtrar. Confira outras ferramentas disponíveis.